Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Comunidade pede instalação de Delegacia de Defesa da Mulher
Ato promovido pela parceria entre movimentos sociais e Unemat reivindica cidadania as mulheres
Comunidade pede instalação de Delegacia de Defesa da Mulher
09/03/2004 09:43:44
por Coordenadoria de Comunicação Social
 Mulheres  de todas as idades lotaram a Praça Major João Carlos
Mulheres de todas as idades lotaram a Praça Major João Carlos

Mulheres e homens do campo e da cidade se uniram na tarde de ontem, 08 de março, na praça Major João Carlos, centro histórico de Cáceres, para comemorar o Dia Internacional das Mulheres.

Em meio de performances artísticas e discursos proferidos pelas representantes dos movimentos sociais como MST, entidades não governamentais entre elas o Centro de Direitos Humanos de Cáceres “Dom Máximo Biennès”, sindicatos e paróquias, o ato teve como ponto principal o lançamento da campanha que “Pela erradicação de todo tipo de violência contra a mulher e pelo fim da impunidade”.

Junto na manifestação o poder público do município foi representado por meio dos projetos Sentinela e Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA de Cáceres, atividades vinculadas as secretarias de Ação Social e Saúde.

O evento é uma promoção do Grupo de Trabalho Gênero do Centro de Direitos Humanos em parceria com o Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres, FLEC, e a pró-reitoria de Extensão e Cultura, Proec, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, e tem como objetivo fomentar a discussão e sensibilização da comunidade em geral para o respeitos aos direitos trabalhistas e humanos das mulheres.

Ações como a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher em Cáceres, bem como a construção de uma Casa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência são algumas das reivindicações deste ato que tem como intenção construção de um fórum permanente.

“Queremos que seja efetivada uma política voltada para cidadania das mulheres desta região” afirmou Benedita da Guia Ferreira Mendes, representante do Centro de Direitos Humanos de Cáceres, que esclareceu ainda o trabalho do fórum “ Essa comissão vai ser permanente para o ano todo, queremos pelo menos chegar no mês de dezembro com algo concreto que seria a instalação de uma delegacia especializada e uma casa de amparo. Queremos que esta seja uma luta de toda a população de nosso município”, pontuou.

Abaixo-assinado

No mês que antecedeu o evento foram realizadas coletas de assinaturas que resultaram em uma lista referendando a reivindicações presentes no ato. Estas foram coletas com o auxílio dos componentes do Projeto Bases Sócio-Ambiental para o Planejamento Urbano de Cáceres, projeto de pesquisa e extensão desenvolvido pela Unemat, que percorreram os vários pontos da cidade levando a mensagem de luta pela instalação dessas unidades de segurança que vão beneficiar as mulheres vítimas de violência do município e região.

Para Solange Ikeda Castrillon, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, o evento representou a luta não só pelos direitos da mulher no âmbito do trabalho como também pela representação política e por uma sociedade igualitária. “É uma luta de todos. Nesse sentido é importante a Universidade estar presente juntos com a sociedade e com essas entidades que tem um histórico na reivindicação pelos direitos das mulheres”, declarou Ikeda em referência a participação da Unemat na organização do evento.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24701 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada